BEM-VINDO...BIEN VENIDO...WELCOME

Estamos iniciando nosso blog que pretendemos manter ativo, informativo, renovado e interativo com nossos amigos.
Será, sem dúvida, provocativo pelo seu teor de temáticas de abordagens sobre a espiritualidade no Reino de Deus.


Porém, sempre uma espiritualidade de valores transcendentais encarnados no quotidiano da vida. Jamais, ópio alienante da realidade tanto existencial como eterna, em Cristo Jesus.


Sejam todos bem-vindos ao nosso blog Caminho do Reino...

Qual a diferenca entre religiao e reino de Deus?

Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011















(Gn 11 e At 2 – textos biblicos amplificados)
Nestes dois textos bíblicos que tratam de Babel e Pentecoste, sempre nos concentramos na diversidade de línguas, que tanto no AT como no NT não é o fator principal. John Stott nos diz que: A discussão sobre a natureza da glossolália não deve desviar nossa atenção do propósito principal, a universalidade da graça em oposição à desobediência auto-suficiente.

1. PROPÓSITOS DIVINOS
É mister ressalvar que tanto em Babel como em Pentecoste houve a representação de todas as nações da Terra. Em Gênesis 11, Babel aponta para as nações, pois inclui-se ali a descendência de Sem, Cão e Jafé. Em Atos 2 vemos pessoas de todas as partes do mundo conhecido da época. O que mostra o propósito de Deus em transcender as barreiras nacionais, raciais ou linguísticas de Seu amor e de Se opor à ação humana de se afastar dos planos de Deus.
A verdade fica clara ao percebermos que Deus declara seus propósitos com a glossolália em Babel, ao prometer a Abrão, em Gn 12.3: “bênção sobre todas as famílias da Terra”. O que Jesus  ratifica em At 1.8, através da figura do testemunho da graça em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da Terra. O que começa a se cumprir em Pentecoste pelo derramamento do Espírito em At 2.4 a 11, sobre Judeus de todas as nações. Por isso, o paralelo entre Babel e Pentecoste é muito interessante e significativo para entendermos a ação de Deus na fiel consecução de seu decreto universal de derramamento da Sua graça salvadora em Cristo.

2. PARALELOS EM CONTRASTES
Babel mostra o projeto humano de chegar aos céus por mérito próprio (Gn 11.3). Pentecoste mostra Deus trazendo os céus à terra e habitando, pelo Seu Espírito Santo, no coração dos discípulos (At 2.1-3).
Babel revela o ser humano buscando glória pessoal e auto-suficiência (Gn 11.4). Pentecoste revela Deus gerando nos convertidos a Cristo a ousadia de testemunhar e glorificar a Deus na unção do Espírito Santo (At 2.11).
Babel relata os planos de desobediência humana coletiva para não povoar a Terra (Gn 12.4). Pentecoste relata a intervenção sobrenatural de Deus operando Seu plano de graça para alcançar e abençoar todas as nações da Terra (At 2.5).
Babel ostenta o lema auto-suficiente – subamos aos céus do humanismo sem Deus. Pentecoste tremula a bandeira ensanguentada do Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo.
Babel é o prenúncio da degeneração racial do tronco Noático e a universalização do pecado tanto pessoal como coletivo e social. Pentecoste é o anúncio universal do cumprimento da promessa Messiânica em Cristo. Babel desenvolve a idéia de uma federação humana materialista e distante de Deus. Pentecoste desenha o quadro claro da manifestação do Reino de Deus inaugurado em Cristo e inoculado nos corações dos discípulos fiéis pelo derramar do Espírito santo.
Babel comprova que pelo esforço orgulhoso do ser humano colhe-se línguas de confusão e dispersão. Pentecoste comprova que pela misericórdia de Deus recebe-se línguas de entendimento, inteligência e união.
Pentecoste pode ser considerado o cancelamento da maldição de Babel. É a demonstração do resultado da graça na vida da Igreja, o louvor de adoração e da declaração das grandezas de Deus, da mensagem que produz salvação, cumpridora da promessa de bênção sobre todas as nações da Terra, que une todos no Corpo de Cristo. E cancela a confusão, a desunião e o desentendimento de Babel.

3. ORAÇÃO POR UM NOVO PENTECOSTE
Ó Deus revelado em Jesus Cristo, envia-nos um novo Pentecoste do Teu Espirito Santo. Dá-nos tanto o sopro da vida espiritual como o fogo do zelo inconquistável, até que nação após nação ceda ao domínio do Evangelho do Reino do Senhor Jesus Cristo!
Ó tu que és nosso Deus e Pai eterno, responde-nos com, suplicamos-te! Responde-nos tanto com vento santo como com fogo purificador e então, Te veremos em verdade como único Deus. Tu não vens e a Tua Igreja esmorece em fazer a Obra de evangelização. Ó que mande-nos já outra vez, o vento e o fogo de Pentecoste. Tu os mandarás sim, quando teu povo retornar ao Cenáculo, todos em acordo, todos crendo, todos preparados em oração de quebrantamento, entrega e consagração. Senhor, leva-nos a esta posição de espera obediente!
Deus nosso, manda-nos de novo uma temporada de gloriosa desordem pentecostal. Ó que venha logo um vendaval dos céus para movimentar as águas do mar das gentes e agitar nossos irmãos encouraçados, agora tão tranquilamente ancorados no porto seguro da igreja. Chaqualha-nos de proa a popa! Ó que Teu fogo caia outra vez, fogo que queime toda palha e atinja até mesmo o mais recôndito do nosso ser. Faze arder de novo nossos corações com a chama da paixão renovada por Ti e Tua Obra! Ó que tal fogo pouse primeiro sobre os Ministros do Teu altar e depois sobre os discípulos que estão ao seu redor.
Ó Espirito de Deus! Tu que estás pronto a operar em nós hoje, da mesma maneira que operaste nos tempos apostólicos. Não te detenhas, rogamos-te, vem e opera sem demora a Tua Igreja. Quebra todas as barreiras que impedem a manifestação da Tua força e poder pentecostal. Transtorna-nos, transforma-nos ó vento Santo! Consome todo obstáculo, ó fogo abrasador.
Dá-nos ao mesmo tempo corações incendiados e bocas queimadas pelas línguas de fogo para pregar a Tua Palavra de reconciliação, perdão e vida abundante, por amor do Senhor Jesus Cristo. Amém!
Não por força e nem por violência, mas pelo meu Espirito, diz o Senhor (Zc 4.6). Amém.

Honolulu (HI) 05 de Junho, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.