BEM-VINDO...BIEN VENIDO...WELCOME

Estamos iniciando nosso blog que pretendemos manter ativo, informativo, renovado e interativo com nossos amigos.
Será, sem dúvida, provocativo pelo seu teor de temáticas de abordagens sobre a espiritualidade no Reino de Deus.


Porém, sempre uma espiritualidade de valores transcendentais encarnados no quotidiano da vida. Jamais, ópio alienante da realidade tanto existencial como eterna, em Cristo Jesus.


Sejam todos bem-vindos ao nosso blog Caminho do Reino...

Qual a diferenca entre religiao e reino de Deus?

Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

COMO VOCÊ IDENTIFICA A SUA FÉ?

“Tudo o que você semear isso também ceifará.” (Gl 6.7)
A atitude de um pessoa é a ferramenta mais poderosa que alguém pode dispor. Ela funciona tanto para o bem como para o mal. Sua escolha define sua história e destino, bem como revela seu caráter e motivações.
O peixe foi escolhido como um dos símbolos mais importantes na vida dos primeiros cristãos. O peixe não se tornou um símbolo cristão por causa dos discípulos que eram pescadores, nem porque Jesus multiplicou os pães e os peixes, nem porque Pedro pegou a moeda na boca do peixe. Surgiu na época da formação das primeiras Comunidades do Caminho. Quando se deu o início das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e outras religiões da época, com o intuito de acabar com o Cristianismo. Mas os seguidores de Jesus Cristo não cederam, e continuaram a confessar e espalhar sua fé, reunindo-se em grupos pequenos, ensinando a Palavra de Deus e vivendo os mandamentos que Jesus Cristo havia deixado como sinais de que o Reino de Deus havia chegado na Terra.
Devido às constantes perseguições e morte de muitos discípulos, essas pessoas necessitavam de um símbolo que identificasse sua fé, sem colocá-los em perigo. Escolheram assim, o peixe, usado como um código secreto de sua fé. Este símbolo foi escolhido porque a palavra peixe em grego, é um acróstico (formas textuais, onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase) que expressa uma confissão de fé cristã. A palavra peixe em grego é ICHTHUS OU ICHTHYS = Iesus CHristus THeos Yios Soter, que em português quer dizer: Jesus Cristo Deus Filho Salvador.
Iesus                    Jesus
CHristus              Cristo
THeios                 Deus
Yios                      Filho
Soter                    Salvador


Para que um discípulo cristão identificasse outro discípulo cristão, ele desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrario, formando assim, o desenho de um peixe. Assim, ficavam sabendo que os dois eram cristãos. Com o passar dos anos a figura do peixe, associou-se ao testemunho Cristão para proclamar o Evangelho do Reino de Deus.
Desta maneira os discípulos cristãos primitivos continuaram se encontrando, testemunhando e proclamando a fé que tinham em Jesus Cristo e resistindo as perseguições. Como você identifica sua fé e testemunha de Cristo aos outros?
By Ap. Jota Moura

Um comentário:

  1. Shalom amado apóstolo, muito boa a mensagem, é breve e objetiva, muito interessante e edificante, que o Senhor continue te abençoando e ungindo a cada dia,abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.