BEM-VINDO...BIEN VENIDO...WELCOME

Estamos iniciando nosso blog que pretendemos manter ativo, informativo, renovado e interativo com nossos amigos.
Será, sem dúvida, provocativo pelo seu teor de temáticas de abordagens sobre a espiritualidade no Reino de Deus.


Porém, sempre uma espiritualidade de valores transcendentais encarnados no quotidiano da vida. Jamais, ópio alienante da realidade tanto existencial como eterna, em Cristo Jesus.


Sejam todos bem-vindos ao nosso blog Caminho do Reino...

Qual a diferenca entre religiao e reino de Deus?

Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CIDADANIA HONORÁRIA DE BELO HORIZONTE

DISCURSO DO AP. DR. JOTA MOURA ROCHA
AO RECEBER A CIDADANIA HONORÁRIA
DE BELO HORIZONTE/MG - BRASIL
Terça-Feira, 29 de Junho de 2010

Excelentíssima Senhora
Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Vereadora Luzia Ferreira
Excelentíssimo Senhor autor da indicação
Vereador Divino Pereira
Senhores Edis Municipais
Demais autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes
Senhoras e Senhores

Muito me honra a entrega desta cidadania honorária, reconhecida pela Municipalidade da Capital das Alterosas, sendo para mim, família e o povo que represento mais um motivo de grande alegria.

Recebo esta homenagem com efusiva gratidão e humildade, com espírito renovado no propósito de continuar servindo à Comunidade Belorizontina enquanto viver. Pois, mais do que nunca, agora Belo Horizonte tornou-se minha casa amada, de fato e de direito: integro sua cidadania de honra!

Ainda quando aqui não possa estar fisicamente, por motivo de minha missão apostólica global, em certa medida sempre estarei presente por este ato.

Recebam pois, meu agradecido e cordial afeto todos os que votaram esta honraria que compartilho de coração com os meus fiéis pares e o amado povo da CB´Shalom Internacional, onde sirvo no Reino de Deus a mais de 37 anos, sem os quais não estaria ocupando esta tribuna de honra.

Desde minha conversão a Cristo Jesus, aos 15 anos de idade devotei-me ao propósito de servir a Deus, servindo ao próximo e à Comunidade no espírito do meu Senhor e Salvador que apregoou: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”



O grande mal da civilização pós-moderna é o egoísmo hipertrofiado como motivo e móvel de todas as ações humanas. Tanto na ordem familiar, social e política como religiosa, os seres humanos demonstram o governo do egoísmo pelos grandes conflitos e injustiças praticadas.

O ideal de servir e do serviço altruístico é uma proposta cristã de força transformadora da vida em todos os seus aspectos, pois promove o bem comum com base no postulado do Divino Mestre: “Tudo quanto quereis que os homens vos façam, assim fazei vós também.” O egoísmo improdutivo que se opõe é que tem sido a causa de todas as tragédias da humanidade. Porém, quando nos deixamos dirigir pelo princípio dinâmico, transformador e espiritual como o propósito de servir, quanta mudança se opera nas relações da sociedade!

Disse o escritor John Mackay: “A chave da vida se encontra no sacrifício dela, a pessoa egoísta é simplesmente sub-humana.” Esse dito se aplica tanto na vida em família como na ordem sócio-econômica. Na vida política, idêntica reação se constata pelo princípio dominante no espírito de cidadania. Seja o chamado para gerir as coisas públicas ou cooperar nos interesses coletivos, a atuação de cada um diferirá muito conforme se oriente, ou pelo egoísmo ou pelo espírito de servir à coletividade.

Para tanto, necessita-se adicionar um gerador motivacional da mudança de polaridade na pragmática da vida: encarnar as demandas do Reino de Deus. Segundo o missiólogo Stanley Jones, o Reino de Deus é a concepção mais extraordinária e profunda que o ser humano pode ter, constituindo-se no núcleo da célula-mater da sociedade: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Quando Jesus Cristo concitou seus discípulos a buscar e concretizar na vida individual e social o Reino de Deus, sublinhou uma inversão de valores: o material acima do espiritual, o individual acima do interesse coletivo, o espírito de competição em lugar da cooperação. A esse paganismo antigo e sempre novo, deve contrapor-se o cidadão do Reino de Deus para gerar a nova ordem contra-cultural, tão aspirada por todos.



O Totalitarismo seja de esquerda ou de direita, tem falhado porque subordina o individuo ao Estado forte, anulando o indivíduo pelo controle absoluto do Estado Autoritário. Dessa forma, tira o estimulo do desenvolvimento do caráter e de todas as iniciativas individuais em todos os domínios da vida. Assim, também sucumbiram sistemas como o Nazismo, o Comunismo, etc..

O Liberalismo Democrático conquanto seja considerado o sistema político mais avançado, tem falhado em sua concepção do indivíduo por nem sempre ter incluído os valores morais e espirituais que devem modelar o caráter humano. Onde não se preconiza o caráter bem formado, o regime político e ideológico é completamente deturpado. O mesmo se aplicando à Social Democracia e quejandos.

Resta-nos a tarefa máxima de, como indivíduos cristãos e como igreja corporativa comissionados pelo eterno Cristo, promover com prioridade máxima na sociedade humana, os valores do Reino de Deus. “Se alguém não nascer de novo, não pode ingressar no Reino de Deus.” Somente pelo novo nascimento espiritual, nossos horizontes se dilatam pelo espírito belo da simpatia e amor ao próximo, em substituição ao velho espírito egoísta. Ainda, além da renovação individual da personalidade, deve o cristão pensar e agir no interesse social, com o qual deve estar engajado para plantar sinais do Reino de Deus, na tão sofrida sociedade humana.

Urge pois, em nossa geração tecnológica agnóstica, consumista e imediatista pela ambição descomedida do novo milênio, em que o ser humano continua sendo o pior lobo do próprio ser humano, explorando e devorando o seu semelhante, que nos levantemos como cidadãos plenos da Terra e dos céus, no espírito de amor preconizado pelo Evangelho do Reino de Deus que promove na Terra a comunhão real dos filhos de Deus.

A esta missão tenho devotado minha vida, trabalhando tanto profissionalmente como ministerialmente pela transformação humana e social com base nos valores acima preconizados, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, buscando clonar a Cidade de Deus como morada inclusiva de todos. Prossigo no propósito de cumprir meu lema de vida: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa para mim mesmo, contanto que complete a carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus Cristo para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24.
Até que Ele Venha,
Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.